sábado, 16 de outubro de 2021

Cachorro e gato juntos: 10 dicas para facilitar a convivência

 Se você ama pets e está pensando em ter cachorro e gato juntos, pode estar um tanto inseguro. Afinal, a inimizade entre esses dois peludos é famosa e, muitas vezes, a convivência pode ser um desafio. 

 
Entretanto, quando tomamos os devidos cuidados, é possível, sim, ter uma família com pets de personalidades diferentes! Continue lendo para aprender dez dicas para quem tem cachorro e gato juntos! 


O senso comum costuma colocar gato e cachorro como inimigos, mas o convívio entre os dois não precisa ser conflituoso. Na verdade, eles podem se tornar grandes amigos se a introdução entre os dois for feita com bastante atenção e paciência por parte dos donos.

O mais importante é ter compreensão com a personalidade do seu gato e do seu cachorro para respeitar o espaço de cada um na hora da interação. Forçar a barra entre eles não adianta e não é saudável! Aliás, isso pode atrapalhar o processo de adaptação entre os dois. A intenção é que pouco a pouco eles abram mão de uma postura defensiva ou de estranhamento e que comecem a criar vínculos de amizade.

Se você passa muito tempo fora de casa, a amizade entre o cachorro e o gato é ainda mais importante, pois os dois poderão construir grandes momentos se aproveitarem a companhia um do outro. Veja alguns passos para ajudar a estreitar a ponte entre seu gato e seu cachorro. 

1. Pesquise antes de se decidir

Se você já tem um cachorro e está pensando em adotar um bichano, pesquisar sobre seu amigo pode ser uma boa ideia.

2. Quanto antes, melhor

Nem sempre você pode escolher a hora certa para ganhar um novo amigo peludo.

3. O momento de introdução é fundamental

·         Diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Escolha um ambiente familiar e tranquilo: é importante que o encontro aconteça em um ambiente em que ambos se sintam seguros. Por isso, prefira introduzir o novo pet em algum cômodo de sua casa, longe de barulho ou interrupções; 

4. Cada um no seu quadrado

Mesmo que o cachorro e gato vivendo juntos se tornem grandes amigos, é importante que cada um tenha seu espaço!

5. Fique sempre alerta

Outro ponto importante para quem deseja ter cachorro e gato juntos é estar sempre alerta. Isso deve ocorrer especialmente durante os primeiros meses. 

6. Brincadeiras para todos os tipos

Ter cachorro e gato juntos em casa não significa que seus amigos não precisam de acessórios especiais! Como já vimos, a personalidade dos peludos é bem distinta e, por isso, é necessário que os dois tenham os estímulos corretos em casa. 

7. Viva o amor de pai ou mãe de pet!

Quando temos dois peludos em casa, é importante que não haja um pet favorito. Claro, você pode se identificar mais com a energia contagiante do cachorro ou com a tranquilidade relaxante do bichano. 

8. Peça uma forcinha se for necessário

Se estiver difícil melhorar a convivência de gato e cachorro juntos, talvez seja o momento de pedir uma forcinha extra.

9. Reforço positivo é uma boa ideia

O reforço positivo é uma das melhores práticas para quem quer aprender como fazer cachorro gostar de gato e vice-versa. Nele, o pet é recompensado com carinho ou petisco após um bom comportamento. 

10. Adestramento pode ajudar

Se mesmo os feromônios não estiverem ajudando na amizade entre cão e gato, você pode buscar auxílio profissional. Alguns pets podem precisar de um adestramento completo, que vai identificar suas inseguranças e trabalhar para que o peludo se sinta mais confortável. 


No blog  além de saber como melhorar a convivência de cachorro e gato juntos, você acompanha dicas, curiosidades e informações superimportantes quanto ao bem-estar dos amigos de quatro patas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário