terça-feira, 31 de março de 2015

Passeador de Cães: Instrução para cães hiperativos.

A maioria dos cães são hiperativos e inquietos  quando filhotes, mas vão se adaptando e tornam-se mais obedientes à medida que amadurecem . Alguns cães , no entanto, são extremamente ativos ao longo de suas vidas. Estes cães são simplesmente maravilhosos e inteligentes como a maioria dos outros cães, entretanto a grande maioria deles tem uma capacidade de atenção diminuída devido ao comportamento ativo. Com as técnicas especiais e uma rotina de passeios orientados, o profissional passeador de cães pode contribuir para que  o seu cão tenha uma melhor qualidade de vida.




Durante os passeios orientados o profissional Personal Dog “Passeador de Cães” estará sempre atento as instruções que colaborarão para uma melhor adaptação e aprendizado do seu cão:

 

1 ) Durante os passeios orientados os cães permanecerá sempre na parte de trás ou do lado  do condutor, pois sinaliza quem e o líder da matilha.  





 2) O contato meramente visual deve ser evitado enquanto se ensina o cão, e é preciso fazer uma pausa no passeio para que o cão deixe de se movimentar e permaneça  mais quieto durante a instrução.  É preciso também mostrar ao cão quem é o líder e o que se pretende que  ele faça após a instrução dada.

3)  É muito importante usar o nome do cachorro no comando se você quer ação, e palavra "NÃO" usar se você quer impedir uma ação dele, ou seja, ao ouvir seu próprio nome o cão entra em ação pela sua própria natureza (e muitas vezes em movimento).  Pra exemplificar, quando você quer que seu cachorro se aproxime você diz: “ Bidu, Vem!” (o nome dele). Já quando você quer que ele deite, simplesmente diga: “Deita ” – sem nomes.

4)  Quando necessário faça com cuidado que o cão deite-se ou fique na posição sentado, e quando estiver em uma posição mais tranqüila, dizer a frase "Não pode!" em um tom calmo e voz firme. Sempre que seu cão sacudir, use um aperto mais firme e repita a frase. Continue fazendo isso até que o cão pare de se mexer. Quando o cão se comportar de forma adequada, não se esqueça de elogiar um trabalho bem feito, diga a frase “Muito bem, Bidu!” (o nome dele). É sempre importante recompensar o cão com um tratamento carinhoso e muitos elogios quando ele segue  as instruções ou mesmo oferecer um petisco irá reforçar a ação positiva do cão.


O Personal Dog “Passeador de Cães”, durante o passeio orientado,  poderá diariamente através de sessões de 20 a 30 segundos, realizar os treinamentos que contribuirão para um melhor comportamento do cão no seu dia a dia.  Uma vez que o cão aprende o comportamento desejado, o dono irá perceber que o seu cão responderá mais tranquilamente aos comandos simples que facilitará sua convivência na família em momentos como hora do banho, um chamado para se retirar de um local, de permanecer quieto,  ou executar outras atividades que exigem o seu cão mais calma e um comportamento cooperativo.

Um comentário:

  1. Como é importante esse trabalho e mais ainda o amor e carinho com firmeza dado a cada cão. Parabéns pela iniciativa. Vamos lá Goiania, Angelo Personal Dog.

    ResponderExcluir